fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Doenças reumáticas: quando ficar alerta?

As doenças reumáticas podem atingir qualquer pessoa e ficar atento aos sinais é importante para um bom tratamento!


 

O que são as doenças reumáticas?

Você sabia que no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de doença reumática? Conhecidas também como reumatismo, representam um conjunto de diferentes doenças que atingem ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Existem centenas de doenças reumáticas, como: artrose, osteoporose, gota, tendinites, bursites, entre outras. E se engana quem pensa que as doenças reumáticas só atingem os idosos. Pelo contrário, qualquer pessoa (adulto, jovem e criança) pode ter.

Normalmente elas são causadas ou agravadas por fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, traumatismo, estresse, ansiedade e alterações climáticas.

Quando ficar alerta?

As doenças reumáticas normalmente apresentam alguns sinais, por exemplo:

-Dor, inchaço e calor nas articulações.

-Dificuldade para se movimentar.

-Rigidez nas articulações ao acordar.

-Diminuição da flexibilidade da coluna.

-Dificuldade para pentear os cabelos ou escovar os dentes.

É importante procurar um profissional logo que sentir algum desses sintomas, só assim será possível identificar o problema e indicar o melhor tratamento.

 

Diagnóstico e tratamento

No primeiro momento, para fazer o diagnóstico, é importante realizar a anamnese, uma entrevista na qual o paciente conta um pouco da sua história e seus problemas. Além disso, exames laboratoriais, de imagem e físicos, não podem faltar.

No caso do tratamento, dependerá do tipo de patologia da doença reumática. Por esse motivo é importante a análise da dor e demais sintomas. O desgaste nas articulações dos membros inferiores, por exemplo, piora muito com o excesso de peso. Ou seja, manter um peso adequado ajuda a evitar o aparecimento de artrose nesses membros. Aliás, a prática de atividades físicas é fundamental para fortalecer a musculatura, responsável pela sustentação dessas articulações e, consequentemente, evitar as doenças reumáticas.

 

Não esqueça de cuidar de você!

Para manter uma boa qualidade de vida, é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, prestar atenção nos sinais que o seu corpo da e, claro, ter o acompanhamento de um profissional para exames de rotina. Lembre-se! Nós, da AmericanCor, estamos à disposição para cuidar de você!

 

E se você gostou no nosso conteúdo, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *