fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Cuidado com a obesidade!

Hábitos alimentares ruins e a falta de atividade física são muito comuns no dia a dia das pessoas


 

De olho na obesidade!

Apesar de muitos brasileiros estarem buscando adotar hábitos mais saudáveis, a obesidade ainda é uma realidade no nosso país e em todo o mundo. De acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018), divulgada em 2019, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

A doença, que é crônica, caracteriza-se principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Para o diagnóstico da obesidade em adultos, normalmente o parâmetro utilizado é o do Índice de Massa Corporal (IMC).

O IMC é calculado dividindo-se o peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado. Este padrão é utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.

Vale destacar que a obesidade pode resultar em outras doenças e até agravar determinadas situações, por exemplo, em casos de coronavírus. Segundo alguns estudos, o sobrepeso e a obesidade são fatores de maior risco para gravidade e morte por Covid-19.

Causas e sintomas

Principalmente, a obesidade está relacionada a uma alimentação e hábitos inadequados ou excessivos.  Para manter o peso ideal e a qualidade de vida, é necessário que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e energia gasta no dia a dia.

Se há uma quantidade maior de alimentos e baixa atividade energética, consequentemente existirá um acúmulo de gordura. Aliás, o sedentarismo é o outro fator importante que contribui para a obesidade. É preciso se movimentar!

No entanto, existem outros fatores, como uma pessoa ter predisposição genética para a obesidade. Por isso, é fundamental ter um acompanhamento de um especialista, só assim será possível analisar o seu caso.  No Hospital AmericanCor temos uma equipe de profissionais prontos para lhe atender!

Alguns sinais comuns que podem alertar a obesidade:

-Aumento de peso e roupas apertadas

-Cansaço frequente

-Dificuldade para movimentar-se

-Dificuldade para respirar

-Roncos noturnos e apneia do sono

 

Tratamento e prevenção

O primeiro passo é a mudança de estilo de vida, que inclui a reeducação alimentar e atividade física. Confira aqui um conteúdo que preparamos sobre dicas de alimentação saudável!

Porém, o processo deve ser feito de forma gradual e saudável, seguindo o ritmo de cada pessoa. Também pode ser recomendado o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo.

Para os casos mais graves, pode ser recomendada também a cirurgia bariátrica. Mas, atenção! O acompanhamento médico é primordial em qualquer situação.

Cuidar de você deve ser uma prioridade. Se precisar de ajuda, estamos à disposição!

 

E se você gostou no nosso conteúdo, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *