fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Gravidez na pandemia: quais cuidados tomar?

Nesta nova realidade, a gravidez deve ter cuidado redobrado, tanto para a mãe quanto para o bebê!


 

Gravidez durante a pandemia

A gravidez é um momento muito único e especial, ao mesmo tempo envolve preparação e cuidados, principalmente nesta nova realidade. Se você está grávida ou convive com alguém que esteja, sabe que o medo e a preocupação têm afetado este momento tão feliz.

Por conta da Covid-19, as gestantes estão entre os grupos de risco e muitas dúvidas podem surgir. Mas não se preocupe, vamos esclarecer algumas delas. Confira!

 

As consultas devem ser interrompidas?

É normal ficar com receio de sair de casa para ir em uma consulta ou fazer seus exames de rotina. O ideal é descobrir quais opções estão disponíveis com seu profissional de saúde e em sua comunidade. No entanto, as gestantes devem continuar indo aos exames de rotina. Converse com seu médico para que juntos possam ver o que é melhor para você e o bebê.

Lembre-se, mesmo depois do bebê nascer, é importante continuar recebendo orientação profissional, incluindo imunizações de rotina.

De acordo com a UNICEF, as principais orientações são:

-Gestantes assintomáticas ou sem síndrome gripal deverão preservar o seu atendimento.

-Não existem procedimentos especiais para mulheres gestantes sem risco epidemiológico.

-As mulheres gestantes com síndrome gripal deverão adiar as consultas em 14 dias. Em caso de necessidade, devem ser atendidas em local afastado dos demais pacientes.

-Qualquer mulher gestante com síndrome gripal deve ser obrigatoriamente monitorada pelas equipes de saúde (Atenção Primária), sendo disponibilizado, em caso de necessidade, um canal de comunicação acessível e rápido. Ainda deve ser divulgado o número 136 do Ministério da Saúde.

-É orientado consultas domiciliares para gestantes, puérperas e recém-nascidos, ou o agendamento de consultas em um horário ou em local diferente.

É possível transmitir Covid-19 par ao bebê?

Até agora não há evidências se o vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gravidez, já que não foi encontrado no fluido vaginal, no sangue do cordão e nem no leite materno. Mesmo assim, o melhor a se fazer é tomar todas as precauções necessárias!

 

Cuidados básicos

Todo cuidado é fundamental para manter a saúde na gravidez:

-Evite o contato com qualquer pessoa que apresente sintomas da Covid-19.

-Sempre que possível, evite usar o transporte público.

-Trabalhe em casa, caso tenha essa possibilidade.

-Evite aglomerações e reuniões com amigos e familiares.

Além disso, não esqueça de lavar frequentemente as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70%, limpar e desinfectar regularmente superfícies frequentemente tocadas em casa e monitorar qualquer sinal ou sintoma da doença.

Se precisar de acompanhamento profissional, procure a AmericanCor! Nossa equipe está sempre preparada para orientar os pacientes da melhor forma, inclusive neste momento.

 

E se você gosta dos nossos conteúdos, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *