fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Ilustração sobre o cuidado ao coração

5 dicas de como cuidar do seu coração

Separe um tempo para cuidar da sua saúde, o coração é um dos principais músculos do seu corpo. Acompanhe as nossas dicas!


Você sabia que o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo? Ele é responsável por fornecer alimento e oxigênio para as nossas células. Por isso, cuidar desse órgão é fundamental, tanto que neste Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, busca-se conscientizar a população sobre o cuidado com o coração, informando sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, uma das maiores causas de morte no país, sendo mais de 1.100 mortes por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dessa forma, o AmericanCor separou um conjunto de dicas para te ajudar a cuidar do seu coração. Confira!

1-Alimente-se de forma saudável e equilibrada

A escolha dos alimentos é essencial para garantir uma alimentação mais saudável e uma melhor qualidade de vida. Pensando nisso, evite consumir alimentos processados e gordurosos, pois eles contribuem para a obstrução das artérias e comprometem o fluxo sanguíneo. Além disso, modere o uso de sal, pois ele pode aumentar a pressão arterial, fazendo com que seu coração bata com mais força para conseguir manter o sangue circulando pelo seu corpo.

Portanto, opte por uma dieta balanceada e saudável, por meio da escolha dos seguintes alimentos: vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, proteínas vegetais e carnes magras. Assim, com uma alimentação saudável você nutre ainda mais seu corpo e ainda cuida do seu coração.

2-Evite fumar e consumir bebidas alcóolicas

O consumo do tabaco, além de provocar câncer no pulmão, contribui para o estreitamento das artérias e elevação da pressão arterial, forçando o coração a gerar níveis maiores de oxigênio para o organismo. Sendo assim, um dos maiores inimigos do coração. Portanto, evitar seu consumo é cuidar da sua saúde.

O álcool é outro agente que auxilia na causa de doenças como hepatite, cirrose hepática, câncer no esôfago e ainda nas cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca. Tal substância causa danos irreversíveis às células do coração. O etanol prejudica as células musculares do coração, podendo ocasionar no fechamento das artérias e desenvolver arritmia. Por isso, recomenda-se evitar o seu consumo.

3-Pratique atividades físicas regularmente

Sabe-se que a prática de atividades físicas auxilia na prevenção de diversas doenças, inclusive as cardiovasculares. Além de promover uma melhor qualidade de vida, garante resultados positivos para seu corpo e sua mente.

Dessa forma, indica-se que ao menos três vezes durante a semana você pratique alguma atividade física, como: caminhada, ciclismo, corrida, natação, dança etc. Mas não se esqueça de procurar uma orientação médica para iniciar a atividade física mais adequada para você.

4-Evite situações constantes de estresse

As situações constantes de estresse provocam um aumento na sua pressão arterial, podendo ocasionar em doenças irreversíveis, além de outras reações no seu corpo. Atualmente, o estresse é considerado o principal fator de risco de várias doenças, de forma direta e indiretamente. Por exemplo, estimula o consumo excessivo de tabaco e álcool, os quais provocam o surgimento de outras doenças sérias.

Sendo assim, evite situações estressantes, por menores que sejam, preocupe-se com sua saúde e qualidade de vida.

5-Cuide do seu coração: realize acompanhamento médico

Há doenças cardiovasculares que são silenciosas e somente com um acompanhamento médico é possível diagnosticá-las, por isso é importante realizar exames preventivos, por meio de um acompanhamento periódico. Você pode solicitar exames sanguíneos para verificar as taxas de colesterol, nível de glicose, de triglicérides e de vitaminas.

Ilustração sobre o cuidado ao coração
Não dê bobeira, cuide de você!

No AmericanCor contamos com os melhores profissionais de cardiologia e de outras áreas. Priorize sua saúde, realize exames de forma regular para prevenir, conheça os nossos convênios e agende uma consulta!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *