fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Cuide da sua pele no verão, evite doenças!

As pessoas aproveitam muito esta época do ano, porém, é preciso tomar cuidado.


 

Aproveitando o verão

Temperatura alta, dias de sol e férias! O verão é uma época bastante querida pelos brasileiros, que aproveitam o clima para ir à praia, piscina ou passear ao ar livre. Mas, alguns cuidados devem ser tomados para que as famosas doenças de pele possam ser evitadas. Confira!

 

  • Queimadura de sol

Este tipo de queimadura é muito comum. Afinal, exposição ao sol pode deixar a pele avermelhada e sensível, normalmente queimada pelos raios solares. Para tratar, compressas de água fria, hidratantes e pós sol (loções calmantes) são boas opções para aliviar os sintomas. Insolação também pode acontecer se a exposição for excessiva. Caso tenha febre, enjoo e dor de cabeça, procure um médico. E claro, a melhor forma de evitar a queimadura é usando um bom protetor solar com FPS adequado, beber muita água e ficar na sombra.

  • Queimadura com limão

É preciso tomar cuidado com o limão no verão, pois pode manchar. Usou o limão e vai ficar exposto ao sol? Certifique-se que você lavou bem as mãos ou a parte do corpo que teve o contato. As manchas são escuras e, para o tratamento, o ideal é procurar um dermatologista para que ele recomende o necessário.

  • Micose

Calor, umidade e transpiração favorecem a proliferação de fungos, que podem desenvolver a micose. Coceira, manchas brancas, unhas amareladas e vermelhidão são sintomas da doença. Para evitar, mantenha sempre a pele e roupas secas, não compartilhe toalhas e use chinelo ao tomar banho em academias/clubes. O tratamento é feito normalmente com cremes antifúngicos e pomadas, porém, procure um profissional para te orientar.

 

Como escolher o protetor solar?

O protetor solar é um item indispensável no dia a dia e principalmente no verão. No momento de escolher o ideal para você, é preciso levar em consideração o fator de proteção (FPS), para qual área é destinado (corpo ou rosto), se protege contra a radiação uva/uvb e o seu tipo de pele.

O FPS irá determinar a proteção contra os raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão. Já para verificar o UVA, que penetra mais profundamente e é a principal causa do câncer de pele, é indicado olhar o PPD. Se o número for maior que 9, a proteção é alta.

Peles mais claras e sensíveis, por terem uma produção de melanina mais baixa, precisam de FPS 50 para cima.  Mas, para as mais escuras ou resistentes, o fator de proteção pode ser mediano, 30 por exemplo.

É interessante também escolher um protetor para o rosto e outro para o corpo, pois alguns desenvolvidos para o corpo, por exemplo, podem ter substâncias que aumentam a oleosidade da pele ou gera irritação.

Pexels

Você pronto para o verão!

Agora sim você está preparado para aproveitar esta época com segurança! Para conhecer outras doenças comuns no verão, leia aqui.  E se precisar de algum cuidado com a pele, não deixe de nos procurar.  Nossa equipe pode te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *