fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Cérebro ativo! 5 estímulos mentais para você praticar

O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, pois controla o corpo inteiro. E mantê-lo saudável faz toda a diferença!


Exercitar o nosso corpo é fundamental à saúde. O cérebro é um músculo como os demais e também precisa de exercício para manter-se ativo e saudável. Para isso, existem alguns estímulos que podem ajudar. Nós separamos 5 deles para você conhecer e colocar em prática. Confira!

 

Entendendo o cérebro

Temos 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E para que ele funcione da maneira correta é necessário que os neurônios comuniquem-se entre si. Essas interações são chamadas de sinapses.

Diariamente recebemos estímulos do meio ambiente, que acessam áreas diferentes do nosso cérebro e promovem novas sinapses. E é por meio dessas sinapses que as células nervosas conduzem informações para todas as partes do nosso corpo, controlando as funções do organismo.

Com o passar dos anos, a capacidade de formar novas sinapses é restringida pelos neurônios e se não forem estimulados podem perder as que já foram formadas. Além disso, as atividades da rotina executadas de maneira automáticas reduzem o esforço intelectual e, consequentemente, limita o cérebro.

Por isso, exercitar essa parte do corpo é essencial!

Freepik

Colocando em prática! 

Quanto mais trabalharmos nosso cérebro, mais lentamente ele sofrerá a perda de neurônios. Os estímulos e desafios mentais ajudam também a prevenir o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Coloque em prática:

  1. Leia

A leitura, além de ser um ótimo exercício para o cérebro, estimula a memória, expande a capacidade da mente e é uma das atividades cerebrais mais completas. Várias áreas são ativadas enquanto estamos lendo e ainda mais áreas são acionadas quando nos concentramos. Portanto, leia jornais, revistas ou livros. Porém, lembre-se que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro.

  1. Faça palavras cruzadas e monte quebra-cabeças

Regularmente dedique um tempo do seu dia para fazer uma palavra cruzada ou montar um quebra-cabeça. Ambos podem ajudar a aumentar o desempenho do seu cérebro e a ativar duas áreas: linguagem e memória verbal.

  1. Escreva

A escrita nos estimula a pensar. Porém, hoje nós fazemos mais uso de mensagens de áudio e vídeo do que pela escrita. Para não perder o hábito, você pode manter um caderno de anotações sobre o que tem aprendido com livros, aulas e filmes, ou escrever sobre coisas que acontecem com você. Use a criatividade para tornar a escrita ativa no seu dia a dia!

  1. Escute música

A música pode melhorar a cognição geral! Pesquisas indicam que escutar música pode ter efeitos terapêuticos e estimular diferentes áreas do cérebro. Aliás, a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer quando somos afetados por certas condições, como a demência.

  1. Desafie-se

Faça pequenos desafios com você mesmo, por exemplo: escove os dentes com a mão não dominante, realize tarefas com os olhos fechados (tomar banho ou trocar de roupa), mude o mouse de lugar na mesa de trabalho, tente memorizar a lista do mercado, entre outros.

 

Atenção ao excesso de estímulos!

Uma equipe do Instituto de Física de São Carlos apresentou uma nova proposta sobre os neurônios e o funcionamento do cérebro. Por meio da Teoria das Redes Complexas, um dos artifícios matemáticos pelos quais se busca uma visão integrada dos fenômenos da natureza, há outras formas de explicar a origem de alguns tipos de retardamento mental, que, vistas por esse olhar, resultariam não da falta de conexões (estabelecidas entre os neurônios), como imaginava-se, mas de seu excesso. Este excesso atrapalha o fluxo de informações e pode ser prejudicial. Por isso, o equilíbrio de estímulos é fundamental!

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o estudo!

 

Saúde do cérebro em dia

Cuidar do nosso cérebro deve ser algo diário, principalmente se você busca um corpo saudável por completo. Inclusive, no hospital AmericanCor contamos com profissionais especialistas na área neurológica. Estamos à disposição!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *