fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

tempo seco

Tempo seco? Veja dicas para amenizar os sintomas!

O tempo seco e a baixa umidade do ar interferem diretamente na nossa saúde


Tempo seco e a nossa saúde

Em determinadas épocas do ano é muito comum o tempo seco e a umidade baixa. E essa situação influencia diretamente na nossa saúde, por exemplo, com o ressecamento das vias aéreas, secreção no nariz e tosse.

Você sabe o que significa umidade atmosférica? É a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que é de extrema importância para regular a temperatura climática e para nos auxiliar em vários processos biológicos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para o organismo humano é acima de 60%. Quando o tempo está seco e a umidade baixa, o ressecamento das mucosas das vias aéreas é um dos principais sintomas. Esse ressecamento torna a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.

Além disso, a baixa umidade deixa o sangue mais denso por causa da desidratação e facilita o aparecimento de problemas oculares e alergias, por exemplo. Temperatura alta, tempo seco e umidade baixa aceleram a absorção de suor e ressecam a pele.

tempo seco

iStock

Tempo seco, como amenizar?

Não tem como controlarmos as variações climáticas, mas, podemos amenizar os efeitos do tempo seco e contribuir para o equilíbrio da nossa saúde.  Veja algumas dicas a seguir:

  • Beba água! Pode parecer clichê, mas beber água ao longo do dia ajuda a hidratar os órgãos e principalmente a pele e mucosa.
  • Umidifique o ambiente com uma toalha molhada em cima de uma cadeira, recipientes com água ou um umidificador de ar.
  • Para evitar o ressecamento do nariz e dos olhos, aplique soro fisiológico.
  • Faça inalação.
  • Mantenha a casa limpa e arejada. Pois, quando o tempo está seco a concentração de poeira, ácaros e fungos, aumenta.
  • Proteja a pele! Além de sempre usar protetor solar, hidrate a pele com hidratantes corporais. Isso ajuda a amenizar o ressecamento.

 

Deu para perceber o quanto é importante a umidade do ar, não é mesmo? Por isso, sempre que sentir o tempo mais seco, aproveite essas dicas. Dessa forma fica muito mais fácil de amenizar os efeitos!

Gostou do nosso artigo? Então continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *