fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Pessoa branca mediando a glicemia, prevenindo-se da pré-diabetes

Pré-diabetes: saiba mais sobre esse estágio tão comum entre os brasileiros

Com sintomas silenciosos, mais de 15 milhões de brasileiros são pré-diabéticos. Confira mais informações a seguir!


Você já ouviu falar do pré-diabetes? Ele é um estágio que precede o diabetes tipo 2, muito comum entre os brasileiros. Atualmente, há mais de 15 milhões de pessoas pré-diabéticas no país, segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF). Pensando nisso, separamos esse material para você entender mais sobre o pré-diabetes, buscando a prevenção desta doença. Acompanhe!

Pré-diabetes: o que é

Primeiramente, é importante sabermos o que é o diabetes, considerado uma doença crônica provocada pelo aumento da glicose (níveis de açúcar no sangue) no organismo, o qual possui uma dificuldade em processar essa substância. Sendo assim, há uma quantidade de glicose acumulada no sangue, sendo denominada glicemia, caracterizando o diabetes.

Diante disso, o pré-diabetes é quando o metabolismo dos hidratos de carbono é alterado, aumentando os níveis de glicose no sangue acima do normal, glicemia em jejum entre 100 e 125 mg/dl, mas não ao ponto de ter diabetes. Dessa forma, é considerada um estágio intermediário entre um organismo com padrões normais de glicose e um com diabetes tipo 2.

Em outras palavras, o pré-diabetes é o alerta do seu corpo te dizendo que suas chances de desenvolver diabetes são muito altas!

Principais causas

Os fatores mais comuns que contribuem para o estágio de pré-diabetes são:

-Herança genética e tendência familiar;

-Aumento de peso;

-Alimentação hipercalórica;

-Sedentarismo.

Dentre esses, o mais comum é o ganho de peso, pois ele contribui para que o pâncreas produza mais insulina com o objetivo de tentar reduzir e controlar os níveis de açúcar.

Doença silenciosa

Em primeiro lugar, o pré-diabetes é um estágio silencioso, pois não possui sintomas. No entanto, em alguns casos, as pessoas podem desenvolver a acantose, isto é, o escurecimento das dobras da pele nas regiões do pescoço, axilas e virilhas.

Por isso, essa doença só é possível identificar se você medir a quantidade de glicemia do seu organismo, considerando que o resultado precisa estar entre 100 e 125 mg/dl.

Mãos brancas medindo a quantidade de glicemia, prevenindo a pré-diabetes

Cuidar da saúde é a única prevenção!

Portanto, recomenda-se que a partir dos 45 anos de idade as pessoas realizem os testes de glicemia regularmente. Assim, será possível identificar se você é uma pessoa pré-diabética ou não. Atualmente, segundo um levantamento do Ibope, 42% dos brasileiros desconhece o pré-diabetes.

Logo, surge a importância da conscientização sobre este tema tão urgente e presente na vida dos brasileiros. O AmericanCor se preocupa com a saúde e o bem-estar das pessoas, por isso cultive hábitos saudáveis e realize exames de forma regular. Nosso hospital conta com diversos convênios, marque uma consulta! Previna-se!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.