fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Os perigos da poluição do ar para a nossa saúde

Muitas vezes não vemos os poluentes, mas eles existem e são nocivos para a saúde!


Os perigos da poluição do ar

Já parou para pensar que a nossa saúde pode ser afetada pela poluição do ar? Pois é! 7 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da poluição do ar. O assunto é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou esse problema como prioridade da agenda de saúde. Além disso, convocou os responsáveis para que se comprometam em alcançar uma qualidade de ar que seja segura para todo mundo.

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído e muitas vezes não vemos esses poluentes, mas eles existem e são nocivos. Os principais efeitos à saúde são as doenças respiratórias e cardíacas. Há evidências suficientes de associação entre poluição ambiental e câncer de pulmão e de bexiga.

As partículas de material particulado, um dos tipos de poluição resultante de resíduos sólidos da queima de combustíveis e metais pesados como o chumbo, chegam até os alvéolos quando respiramos e é aí que está o problema! Essas partículas podem entrar na corrente sanguínea, desencadeando uma reação inflamatória. Essa reação pode causar ou piorar doenças como o infarto do miocárdio e bronquite.

Por conta disso, é fundamental que sejam tomadas iniciativas para proteger a população e para diminuir a emissão de poluentes.

Fontes de poluição

A maioria das pessoas estão expostas aos poluentes do ar, principalmente quem mora em grandes cidades e áreas industrializadas. Existem várias fontes de poluição, que podem ser naturais ou antropogênicas. As fontes antropogênicas emitem altas concentrações de poluentes, que têm grande potencial de impacto na saúde.

Alguns exemplos:

-Indústria: setores siderúrgicos, químicos, alimentícios, de petróleo.

-Queima de Biomassa: incêndios florestais e desmatamento, fogos de pastagem e queima de resíduos agrícolas.

-Agricultura: emissões de amônia associadas ao uso de fertilizantes e animais domesticados.

-Transportes terrestres: queima de combustível por veículos.

-Natural: poeira do deserto, emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação.

Como controlar

A poluição atmosférica tem diversas causas e consequências, por isso, pensar em medidas para todas é muito importante.  Reduzir a utilização de agrotóxicos, promover a ampliação de áreas florestais, incentivar a utilização de transporte alternativo e criação de área verde em espaços urbanos, estimular o controle e a fiscalização das queimadas, estas, entre muitas outras medidas, podem contribuir para uma melhor qualidade do ar.

Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *