fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Osteoporose, a doença que atinge milhões de pessoas!

A perda de massa óssea é mais comum do que se imagina!


 A osteoporose

Dificuldade para se levantar, locomover, digitar ou escrever. Estes são apenas alguns dos sintomas da osteoporose, doença comum que atinge pessoas no mundo todo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), são cerca de 10 milhões de pessoas com a doença. A osteoporose é a perda progressiva da massa óssea, deixando os ossos mais fracos e vulneráveis a fraturas.

Apesar de ser bastante conhecida, muitas vezes é diagnosticada e tratada tardiamente. Após os 50 anos, a qualidade dos ossos diminui e podem ficar porosos. E essa é uma situação que afeta tanto homens quanto mulheres. Mas, é o público feminino a maior vítima dessa doença. Um dos fatores é a mudança hormonal, na qual, o corpo passa a produzir menos hormônios.

As fraturas mais comuns são as de punho, fêmur e costela. Uma das mais temidas é a fratura do fêmur, pois normalmente necessita de intervenção cirúrgica.

Crevis / Shutterstock.com

Quais são os fatores de risco?

Normalmente, alguns dos fatores mais comuns são:

-Ter mais de 50 anos;

-Estar no período posterior à menopausa;

-Ter histórico de fratura prévia;

-Ter diagnóstico de artrite reumatoide;

-Histórico familiar;

-Uso prolongado de medicamentos à base de corticoide;

-Baixo consumo de cálcio;

-Sedentarismo;

-Tabagismo;

-Entre outros.

Diagnóstico e tratamento da osteoporose

Em muitos casos, a doença só é diagnosticada após uma fratura. Mas, é fundamental que o diagnóstico seja feito antes, indo ao médico regularmente. Normalmente a radiografia e densitometria óssea são feitas para identificar a doença. Já para o tratamento, será necessária alguma medicação específica, além do cálcio e vitamina D. É importante também mudar o estilo de vida, consumindo mais alimentos com cálcio, praticar atividade física regularmente, expor-se mais ao sol, dentre outras atitudes que podem contribuir para uma vida mais saudável.

Lembrando que a osteoporose ainda não tem cura, por isso é tão importante adotar medidas que visem uma melhor qualidade de vida, principalmente para prevenir uma fratura e retardar a perda de massa óssea.

 

Gostou do nosso artigo? Então continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *