fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Doenças alérgicas: quais cuidados são necessários?

Em determinadas épocas do ano, as doenças respiratórias se tornam mais comuns


 

Cuidado redobrado

Já reparou que algumas doenças alérgicas só aparecem em determinadas épocas do ano? A primavera está entre nós e se estende até o dia 21 de dezembro. Com essa estação, chegam também as mudanças de temperatura, a redução da umidade relativa do ar, o aumento da concentração de poluentes e a maior propagação de alérgenos, por exemplo, o pólen e o ácaro. Diante deste cenário, é muito comum surgir alguns problemas de saúde.

As doenças alérgicas ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo (imunológico) após exposição aos alérgenos. Cada alergia pode variar de acordo com os agentes causadores: contato com a pele, como dermatite ou urticária; ingestão de algum alimento ou medicamentos; e inalações, ocasionando as dificuldades respiratórias. Hoje em dia, as mais comuns são rinite alérgica e asma.

Sintomas

É fácil identificar os sintomas, os mais comuns são: congestão nasal, coriza (corrimento nasal), espirros, coceira no nariz ou nos olhos, coceira na garganta, olhos vermelhos, rouquidão e dificuldade para dormir devido aos problemas respiratórios.

 

Como se proteger?

-Beba água: manter-se hidratado, ingerindo bastante líquido (ideal pelo menos 2 litros de água por dia), é essencial nesta época do ano.

-Higienize o nariz: para diminuir o desconforto do tempo seco, use soro fisiológico para irrigar o nariz. Isso ajuda a mantê-lo úmido e também limpo.

-Mantenha a casa arejada:  abra as janelas e deixe o sol bater dentro de casa para reduzir a proliferação de ácaros.

-Poeira: pessoas alérgicas devem evitar ter no quarto tapetes, cortinas pesadas e livros. Esses objetos acumulam muita poeira.

-Troque travesseiros e o colchão: o ideal é trocar o travesseiro aproximadamente a cada dois anos e do colchão a cada cinco. Você pode usar também capas antialérgicas.

-Evite exposição a fumaças: não fique exposto às fumaças, como a do cigarro.  Isto pode irritar o pulmão e desencadear crise de asma.

-Busque tratamento: pessoas que costumam apresentar frequentemente quadros alérgicos, é importante procurar um profissional para avaliar a melhor forma de tratamento.

 

Lembre-se! Pessoas com doenças alérgicas devem ter cuidados redobrados e aqui, na AmericanCor, nos comprometemos para que a sua saúde esteja sempre em dia. Entre em contato e agende a sua consulta! Conheça nossas especialidades, clique aqui.

 

E se você gostou no nosso conteúdo, continue nos acompanhando!

Um comentário
  1. Responder
    Maria Silva

    Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *