fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Como doar sangue na pandemia

Este gesto solidário pode ajudar a salvar vidas, ainda mais neste momento em que estamos vivendo. Pensando nisso, separamos as principais informações para você


Um ato simples, altruísta e que pode salvar muitas vidas. Assim é a doação de sangue! O sangue é essencial para o funcionamento do nosso corpo e quando doado é utilizado para diversas situações. Inclusive, diante da pandemia, houve uma queda na doação, comprometendo o abastecimento de sangue e a assistência para quem precisa. Por isso, mais do que nunca este gesto solidário está sendo necessário!

 

Requisitos para doação

O procedimento para doação de sangue é simples e totalmente seguro. Pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50kg, podem doar sangue. Não se esqueça de que é preciso levar um documento com foto e os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal dos responsáveis.

Outros requisitos, de acordo com o Ministério da Saúde, são:

-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

-Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

-Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

-Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

 

Importante!

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem, com intervalo mínimo de dois meses, e três doações de sangue anuais para a mulher, com três meses de intervalo entre as doações.

 

 Queda na doação durante a pandemia

Em 2020, o medo da doença fez com que houvesse uma diminuição de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019, conforme estimativa do Ministério da Saúde. E mesmo com a população começando a ser vacinada, o receio de fazer a doação neste cenário ainda pode preocupar muitas pessoas.

Porém, é importante ter a consciência de que o acesso ao sangue, quando se precisa, ainda é um privilégio de poucos e a doação é a única forma de aumentar essa disponibilidade, que contribui com a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

 

É seguro?

Muitos hemocentros indicam o agendamento on-line individual para doações, portanto, vale fazer uma pesquisa para saber se o da sua cidade tem essa facilidade. Além disso, para garantir maior segurança durante esta pandemia, algumas regras também foram estabelecidas: quem for diagnosticado com coronavírus, estiver com suspeita e sintomas da doença ou tiver tido contato com pessoas infectadas não devem doar sangue por pelo menos 30 dias após a recuperação completa.

E não se preocupe! O sangue passa por uma série de procedimentos antes de ir para o receptor, assim é possível verificar se há alguma a doença, identificação de tipo sanguíneo e fator RH. Ou seja, é totalmente seguro!

uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Seja um doador!

Para doar sangue e ajudar a salvar vidas, basta procurar as unidades de coleta de sangue da sua cidade, como os Hemocentros, cheque antes se você atende aos requisitos necessários para a doação.

Aliás, também é importante destacar que existem impedimentos temporários e definitivos para esta ação, portanto, acesse o site do Ministério da Saúde para mais informações.

E agora que você sabe um pouco mais sobre a importância deste ato, faça a sua parte!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *