fbpx

Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefone : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  E-mail : contato@americancorhospital.com.br

Baixa ou alta, é preciso cuidar da pressão!

Problemas com a pressão é algo comum na vida de muitos brasileiros


Os tipos de pressão

Como anda a sua pressão? Seja baixa ou alta, os problemas associados à pressão arterial são mais comuns do que a gente imagina. Muitos brasileiros convivem com isso e precisam aprender a cuidar ao longo da vida.

Este assunto é importante, então veja abaixo o que é cada uma!

Pixabay

  • Pressão Alta

A pressão alta ou hipertensão arterial, nada mais é do que o aumento da pressão do sangue sobre as artérias. Se não tratado, a longo prazo pode acarretar problemas no coração, rim e cérebro.

Sintomas da pressão alta: muitas vezes a pessoa não sente os sintomas, podendo descobrir com alguma complicação grave como um infarto, por exemplo. Mas alguns sintomas podem ser o zumbido no ouvido, visão dupla ou embaçada, tontura e dor de cabeça.

Fatores de risco: além do histórico familiar, alguns dos principais fatores de risco são o alto consumo de sal, obesidade, não praticar exercícios físicos e tabagismo.

Tratamento: não é tão fácil para uma pessoa conseguir controlar a pressão alta apenas com mudanças de vida. Normalmente o tratamento mais comum é aliar hábitos mais saudáveis e medicamentos. Manter um acompanhamento periódico também é muito importante para verificar se de fato a pressão está controlada.

Como prevenir: assim como para muitas doenças, o estilo saudável é sempre a melhor opção de prevenção! Praticar atividades físicas, se alimentar corretamente, com muitos vegetais, frutas e grãos integrais, além de evitar hábitos não muito bons como o fumo e o álcool.

 

  • Pressão Baixa

A pressão baixa ou hipotensão arterial não é considerada uma doença em si, mas pode estar associada doenças graves como infarto do miocárdio e diabetes, por exemplo. Quando o fluxo de sangue para os tecidos cai, o oxigênio não chega às células em quantidade suficiente, resultando na queda de pressão. Os valores desejáveis de referência da pressão arterial estão por volta de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se baixa quando os esses níveis são menores que 9 por 6.

Sintomas da pressão baixa: fraqueza, tontura, suor frio, perda de força, desmaio ou sensação de desmaio.

Como tratar: o tratamento vai variar da gravidade, características e sintomas. Normalmente, em pessoas saudáveis não é necessário nenhum tipo de intervenção. No entanto, se a hipotensão é determinada por uma doença de base, é necessário um tratamento para atenuar ou corrigir esse possível distúrbio.

Se você sentir que a pressão está baixa, deite-se em uma posição confortável e tente colocar os pés mais elevados do que o coração e a cabeça. Ingira também bastante líquido para que o volume do seu fluxo sanguíneo aumente, mas tome em pequenos goles.

Caso os sintomas persistam por muito tempo é preciso encaminhamento para um atendimento médico.

Como evitar: se estiver deitado, levante-se com cuidado; beba bastante líquido para evitar desidratação e hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo); evite permanecer por muito tempo em ambientes quentes e pratique exercícios físicos regularmente.

 

Cuide-se!

Pressão alta ou baixa, se você tem algum desses tipos é preciso se cuidar! Com a saúde não se brinca e quando temos acompanhamento médico fica muito mais fácil de levar uma vida saudável e longe de doenças. Por isso, conte com a AmericanCor para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *