A perda de massa óssea é mais comum do que se imagina!
A osteoporose
Dificuldade para se levantar, locomover, digitar ou escrever. Estes são apenas alguns dos sintomas da osteoporose, doença comum que atinge pessoas no mundo todo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), são cerca de 10 milhões de pessoas com a doença. A osteoporose é a perda progressiva da massa óssea, deixando os ossos mais fracos e vulneráveis a fraturas.
Apesar de ser bastante conhecida, muitas vezes é diagnosticada e tratada tardiamente. Após os 50 anos, a qualidade dos ossos diminui e podem ficar porosos. E essa é uma situação que afeta tanto homens quanto mulheres. Mas, é o público feminino a maior vítima dessa doença. Um dos fatores é a mudança hormonal, na qual, o corpo passa a produzir menos hormônios.
As fraturas mais comuns são as de punho, fêmur e costela. Uma das mais temidas é a fratura do fêmur, pois normalmente necessita de intervenção cirúrgica.
Crevis / Shutterstock.com
Quais são os fatores de risco?
Normalmente, alguns dos fatores mais comuns são:
-Ter mais de 50 anos;
-Estar no período posterior à menopausa;
-Ter histórico de fratura prévia;
-Ter diagnóstico de artrite reumatoide;
-Histórico familiar;
-Uso prolongado de medicamentos à base de corticoide;
-Baixo consumo de cálcio;
-Sedentarismo;
-Tabagismo;
-Entre outros.
Diagnóstico e tratamento da osteoporose
Em muitos casos, a doença só é diagnosticada após uma fratura. Mas, é fundamental que o diagnóstico seja feito antes, indo ao médico regularmente. Normalmente a radiografia e densitometria óssea são feitas para identificar a doença. Já para o tratamento, será necessária alguma medicação específica, além do cálcio e vitamina D. É importante também mudar o estilo de vida, consumindo mais alimentos com cálcio, praticar atividade física regularmente, expor-se mais ao sol, dentre outras atitudes que podem contribuir para uma vida mais saudável.
Lembrando que a osteoporose ainda não tem cura, por isso é tão importante adotar medidas que visem uma melhor qualidade de vida, principalmente para prevenir uma fratura e retardar a perda de massa óssea.
Gostou do nosso artigo? Então continue nos acompanhando!