Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefones : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  Celular : (21) 96473-2630 | (21) 96433-7482

mulher assoando o nariz com um lenço de papel

Gripe e covid-19: você sabe a diferença entre elas?

Diante dos surtos de gripe no país, separamos um material para você entender melhor a diferença com a covid-19. Acompanhe!


Atualmente, com a pandemia mundial provocada pela covid-19 que acometeu mais de 23 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, é comum confundirmos seus sintomas com os da gripe (Influenza). Por isso, com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas sobre essas doenças, o AmericanCor separou para você algumas dicas para ficar atento nesse período de surtos de casos de gripe. Vamos conferir?

GRIPE: O QUE É

Com os surtos de gripe no país, há dúvidas sobre o que é essa doença?  E quais são seus sintomas? Primeiramente, a gripe é causada pelo vírus influenza, sendo uma doença respiratória. Dessa forma, seus sintomas mais comuns são:

-Febre alta;

-Cansaço;

-Vermelhidão no rosto;

-Dores no corpo;

-Secreções nasais e espirros.

Diante disso, ela aparece de forma repentina com os sintomas mais fortes e logo vai diminuindo, após o diagnóstico e o tratamento de um profissional da saúde. Lembrando que há quatro tipos de gripe (Influenza): A, B, C e D.

Assim, o tipo mais comum é o A, responsável pela H1N1. Por isso, as vacinas para a gripe estão constantemente sendo atualizadas diante das mutações e variações do vírus. Recentemente, vimos os surtos provocados pela H3N2.

 

COVID-19: CASOS LEVE, MODERADO, GRAVE E CRÍTICO

Causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a covid-19 é uma infecção respiratória aguda muito grave. No Brasil, provocou mais de 600 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde desde 2019. Assim, entre os sintomas leves mais comuns estão:

-Tosse;

-Dor de garganta ou coriza;

-Diarreia;

-Dor abdominal e muscular;

-Febre;

-Calafrios;

-Cansaço.

Logo, há os sintomas moderados que além dos leves há tosse e febre persistentes diárias. Enquanto os sintomas graves caracterizam-se pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, apresentando desconforto respiratório, pressão no tórax e saturação de oxigênio (menor que 95%). Além disso, se o caso piora, é considerado um caso crítico, tendo os sintomas de:

-Sepse;

-Síndrome do desconforto respiratório agudo;

-Insuficiência respiratória grave;

-Disfunção de múltiplos órgãos;

-Pneumonia grave.

Nesses casos, surge a necessidade de suporte respiratório e internações em unidades de terapia intensiva. A partir disso, é importante ter em conta as variantes de Covid-19, sendo a Ômicron mais resistente às vacinas, espalhando-se mais rapidamente.

 

GRIPE E COVID-19: DIFERENÇAS

Cientificamente, para diferenciar a gripe da covid-19 é necessário realizar um teste, pois seus sintomas são muito semelhantes, como vimos acima. No entanto, o início dos sintomas ocorre de forma diferente.

Por exemplo, com a gripe, geralmente a pessoa vai dormir com a garganta arranhando e já acorda doente, com febre, cansaço e mal-estar. Tudo de uma vez, sendo mais grave que o resfriado.

Por outro lado, a covid-19 aparece de forma mais lenta, podendo começar com dor de garganta e indisposição. Logo, piorando com o tempo e se somando a outros sintomas. No entanto, para ter certeza se é uma ou outra é preciso fazer o teste.

 

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

Assim, para prevenir o melhor é vacinar-se, tanto para gripe quanto para covid-19 há vacinas disponíveis em todos os postos de saúde e hospitais. Além disso, use álcool em gel (70%), máscara de proteção facial e mantenha o distanciamento em lugares com aglomeração.

médico segurando itens de higiene pessoal (máscara e álcool em gel)para proteção contra a covid-19

Previna-se, vacine-se e utilize todas as medidas de prevenção sanitárias recomendadas pelas instituições de saúde. Aqui, no Blog do AmericanCor, você encontra esses e outros conteúdos relevantes para o seu bem-estar.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *