Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefones : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  Celular : (21) 96473-2630 | (21) 96433-7482

Conheça os sintomas da gastrite e as possíveis prevenções da doença

Leia mais sobre essa inflamação estomacal que traz a sensação de queimação no estômago e atormenta muitas pessoas.


A gastrite é causada pela bactéria Helicobacter pylori, que se instala abaixo da mucosa da parede do estômago e vai liberando enzimas capazes de mudar o PH das áreas ao redor. Isso gera inflamação, erosão ou infecção da parede do estômago e pode ser agravada pelo consumo excessivo de álcool, estresse crônico e uso frequente de anti-inflamatórios.

Quais são os sintomas mais comuns da gastrite?

Os sintomas mais comuns são:

  • Indigestão
  • Sensação de queimação no estômago
  • Enjoo
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Vômitos

 

Quais alimentos devem ser evitados?

Os alimentos que aumentam a acidez do estômago devem ser evitados, como álcool, café e pimenta. Da mesma forma, alimentos muito gordurosos também não devem ser consumidos em grande quantidade, pois precisam de mais ácido para serem digeridos. O leite de vaca puro também não é um bom aliado, pois estimula a secreção do suco gástrico.

Ficar de jejum também não é aconselhável. Quando o estômago fica muito tempo sem comida, o ácido gástrico se acumula e começa a lesionar o estômago. Além disso, coma devagar! A mastigação é a primeira etapa da digestão e quanto mais você ajudar seu estômago, melhor.

Ademais, se você fuma, a gastrite é um bom motivo para você parar. O vício aumenta a produção de ácido no estômago, o que favorece a queimação.

Como tratar a gastrite?

O tratamento da gastrite consiste na eliminação de suas causas e no uso de medicamentos sob prescrição médica. Numa fase inicial, o paciente deve se alimentar apenas de legumes, verduras e frutas cozidas. Beber somente água e evitar consumir café, chocolate, bebidas alcóolicas e refrigerantes.

 

Procure um médico!

Em caso de sintomas da doença, o recomendável é procurar assistência médica. É necessária uma consulta para encaminhamento para endoscopia, prescrição de remédios ou outra alternativa.


Quer saber mais e cuidar de você? Continue acompanhando nossos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *