O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do de pele não melanoma
O câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, por conta disso, células anormais são geradas e se multiplicam, formando um tumor.
O câncer de mama, apesar de ocorrer quase que exclusivamente em mulheres, também pode atingir homens. A doença tem cura! Quanto mais cedo ele for identificado, mais fácil será curá-lo.
Sinais e sintomas
É possível notar alguns sintomas e sinais da doença na sua fase inicial. De acordo com o INCA, normalmente são:
-Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
-Alterações no bico do peito;
-Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
-Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Qualquer um desses sinais e sintomas deve ser investigado por um médico. Pois, só assim é possível ter uma avaliação correta.
Prevenção
O autoexame é fundamental para descobrir os sintomas da doença. Na maioria das situações, quando a doença é detectada em fase inicial, as possibilidades de tratamento eficaz são muito maiores. A realização do autoexame pode ser feita por todas as mulheres a partir dos 20 anos. O ideal é fazer a palpação das mamas entre o quarto e sexto dia após o fim do ciclo menstrual. Caso não menstrue, é importante escolher uma data fixa.
De frente para o espelho, avalie se existe alguma alteração na superfície da mama como cor, tamanho, inchaços, rugosidade e saliências.
O autoexame é muito importante, mas não dispensa o exame de mama indicado para mulheres acima dos 40 anos de idade.
Tratamento
Nos últimos tempos, vários avanços vêm ocorrendo para o tratamento do câncer de mama. O tratamento vai depender da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor. Normalmente pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, entre outros tratamentos.
Quando diagnosticada no início, a doença tem maior potencial de cura. Em situações em que a doença já possui metástases (quando o câncer já se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida.
Cuide-se!
A conscientização sobre a doença é muito importante para a prevenção. Cuidar de você é um gesto de amor!
Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro sobre variados assuntos da área da saúde!