Após passar por um período delicado e vencer o câncer de mama, diversas mulheres buscam alternativas para resgatar a sua autoestima. Confira!
Neste Outubro Rosa observou-se uma série de iniciativas de conscientização e prevenção ao câncer de mama, ressaltando a importância do cuidado à saúde da mulher, considerando que ele é a principal causa de morte feminina no país, acometendo mais de 60 mil mulheres por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em contrapartida, as mulheres que vivenciaram essa situação, acabaram perdendo uma ou ambas as mama(s). Assim, uma alternativa que tem fortalecido o aumento da sua autoestima é a reconstituição ou prótese mamária. Vamos saber mais?
Reconstituição mamária: um direito garantido por lei
Desde 1998, a reconstituição mamária é um direito para todas as mulheres, garantido pela Lei nº 9.656/1998, a qual determina em seu artigo 10-A o direito do: “serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todos os meios e técnicas necessárias, para o tratamento de mutilação decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer”.
Dessa forma, a partir daquele ano determina a cobertura obrigatória mínima de todos os planos de saúde do Brasil. No entanto, somente a partir de 2013, a reconstituição mamária torna-se um dos serviços gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Lei nº 12.802/2013.
A partir disso, milhares de mulheres buscam essa alternativa para lidar com a situação pós-recuperatória, devolvendo o volume original de sua mama, contribuindo assim para o aumento da sua autoestima. Logo, sendo um dos procedimentos mais seguros e eficientes da atualidade.
Próteses mamárias: silicone e artesanal
Além da reconstituição mamária, outra alternativa requisitada pelas brasileiras têm sido às próteses, tanto a de silicone quanto a artesanal. A primeira corresponde a uma cirurgia, onde é colocada no lugar da mama afetada uma prótese de silicone, dando a sensação da sua mama original.
Por outro lado, diversas mulheres têm optado pela segunda alternativa, sendo a de forma artesanal. Devido aos inúmeros exames médicos e procedimentos requisitados para colocar a prótese de silicone, em alguns casos, como obesidade, anorexia e problemas circulatórios podem exigir mais tempo para realizar esta cirurgia.
Com isso, a prótese artesanal é a opção mais barata e natural, podendo ser composta de algodão ou retalhos de diferentes formatos, sendo inserida dentro do sutiã, fácil de usar e lavar.
Outubro Rosa: a prevenção continua
Independentemente de qual opção escolher para substituir a mama afetada, todas contribuem de alguma forma para fortalecer a recuperação dessas mulheres. Considerando que o estado de câncer afeta a vida em todos os sentidos. Por isso, a importância da prevenção com os exames regulares de toque e mamografia.
Além disso, ter hábitos saudáveis pode evitar a doença em aproximadamente 30%. Por isso, cuide da sua saúde, realize exames regularmente e opte por uma vida saudável. No AmericanCor você encontra diversos convênios, agende uma consulta!
Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.