Siga-nos: facebook-americancor instagram-americancor | Horário de Atendimento: 24h

Telefones : +55 (21) 3296-2900 | 3296-2902
  Celular : (21) 96473-2630 | (21) 96433-7482

Saiba como identificar os sintomas da anemia

Ela provoca cansaço, falta de apetite e não tem só a ver com carência de ferro. Saiba mais sobre esta doença silenciosa!


A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. O mais comum é o ferro, mas há também o zinco, a vitamina B12 e as proteínas. Se não identificada e tratada, pode acarretar em problemas à saúde e ao seu bem-estar.

 

A importância da hemoglobina

A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. Ela é responsável pela coloração vermelha do sangue e necessária para transportar o oxigênio pelos tecidos do nosso corpo. A sua insuficiência resulta em sintomas como fadiga, fraqueza, tontura, entre outros.

 

Carência em comum

Apesar de atingir qualquer tipo de pessoa, a Organização Mundial da Saúde estima que 42% das crianças menores de 5 anos e 40% das mulheres grávidas em todo o mundo são anêmicas. Isso geralmente acontece pois na gestação as mulheres precisam de doses extras de nutrientes para ajudar no desenvolvimento da criança. E algumas crianças, após o período de amamentação, podem precisar da introdução de suplementos alimentares.

Freepik

Tipos de anemia

Há diferentes tipos e causas para a anemia: ela pode nascer com o indivíduo (anemia hereditária) ou acometer durante a vida (anemias adquiridas).

Anemia ferropriva:  é causada pela deficiência de ferro, um mineral presente em carnes, vegetais verde-escuros, leguminosas, e que atua na fabricação das células vermelhas. Esse tipo de anemia pode ocorrer devido à má absorção do mineral, restrições alimentares ou por hemorragias.

-Anemia megaloblástica: provocada pela carência de vitamina B12 e ácido fólico, que são importantes para o sistema nervoso. A B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal e sua falta costuma estar relacionada a restrições na dieta ou por alterações intestinais que impedem sua absorção (doenças de Crohn ou celíaca).

Anemia ou doença falciforme: é uma doença hereditária, na qual a condição genética leva a uma mudança no formato das células vermelhas. Com isso, elas tendem a morrer mais rapidamente, gerando um quadro frequente de anemia e crises dolorosas.

Vale destacar que a anemia também pode ser provocadas por perdas sanguíneas, como período menstrual, verminoses, cirurgias, ferimento hemorrágicos, entre outras.

 

Sintomas da anemia

Como os sintomas são inespecíficos, às vezes podem ser confundidos com outras doenças e necessitam de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico. São eles:

-Cansaço generalizado

-Falta de apetite

-Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas)

-Olhos amarelados

-Tontura

-Falta de ar

-Dor de cabeça

-Dor no peito

-Mãos e pés frios

Atenção! Na presença de sinais e sintomas indicativos de anemia, é importante consultar um médico. O hospital AmericanCor conta com uma equipe preparada para cuidar de você e da sua saúde, confira os convênios que atendemos!

 

Diagnóstico

O hemograma completo é fundamental para identificar se o nível de hemoglobina está dentro ou fora do esperado. Para cada indivíduo varia, portanto, as taxas que indicam anemia em cada caso são:

-Mulheres: hemoglobina menor que 12g/dl.

-Homens: hemoglobina menor que 13g/d.

-Crianças de 6 a 60 meses: hemoglobina abaixo de 11,0 g/dl.

-Grávidas: hemoglobina abaixo de 11,0 g/dl.

A anemia é o resultado de alguma condição ou doença subjacente, que pode ser relativamente inofensiva ou muito séria. Por isso que identificá-la é importante, só assim o profissional da saúde poderá indicar o melhor tratamento.  Conte com a AmericanCor para isso!

 

O cuidado deve ser diário

Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e fazer exames períodos com orientação médica contribuem para manter a saúde em dia e ter uma vida mais saudável. Ao apresentar qualquer sintoma, procure imediatamente um médico!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *